Voltar para todos os eventos

I Encontro Nacional da Psicoterapia da FEPPSI


Na semana em que celebramos o Dia Mundial da Saúde Mental, a Federação Portuguesa de Psicoterapia traz ao debate o tema da Psicoterapia e da sua profissionalização no âmbito da saúde mental. Dia 11 e 12 de Outubro realiza-se o primeiro encontro de psicoterapia da FEPPSI onde se pretende uma reflexão aprofundada sobre a Origem e Percurso da Psicoterapia, Autonomia e Regulamentação da Profissão, Investigação e Ciência, Formação, Certificação e Transdisciplinaridade bem como Perspectivas Futuras.

A que nos referimos quando falamos de psicoterapia?

Numa era em que tudo se quer rápido, em que cada minuto conta, e em que a procura de soluções milagrosas e instantâneas é uma constante, fazer psicoterapia apresenta-se como um sério desafio. A complexidade da pessoa e da relação que estabelece consigo, com os outros e com o mundo numa inscrição biopsicossocial implica uma intervenção psicoterapêutica diferenciada. Esta justifica-se pela diversidade e pluralidade da singularidade humana.

 As psicoterapias resultam de um processo histórico com mais de 150 anos, que acompanha o próprio desenvolvimento científico transdisciplinar. Através da aplicação de um conjunto de técnicas e metodologias pretende-se a transformação dos padrões de comportamento que causam sofrimento e a promoção do desenvolvimento de padrões de vida mais satisfatórios. A investigação tem vindo a corroborar a eficácia dos diferentes modelos psicoterapêuticos e da psicoterapia no alívio do sofrimento, bem como na promoção do bem estar. 

 Os psicoterapeutas têm uma formação certificada pelas diversas sociedades científicas e em consonância com os critérios formativos defendidos pela Associação Europeia de Psicoterapia (European Association for Psychotherapy), garantindo-lhes a necessária idoneidade ética e deontológica na sua prática clínica. 

 Em Portugal, muitos destes profissionais formados pelas várias escolas de psicoterapia procuraram um solo comum que os unisse numa plataforma de entendimento e de partilha. Este encontro consolidou-se, em 2016, com a constituição da FEPPSI. Esta organização reúne 15 sociedades, associações e escolas com a missão de fomentar padrões de excelência na formação e atividade clínica de modo a salvaguardar a qualidade do serviço prestado em saúde mental. 

É hora de esclarecer e sensibilizar! 

É tempo de garantir um atendimento psicoterapêutico regulamentado e adequado a quem o procura.

Nesse sentido, a FEPPSI em estreita ligação com todas as sociedades científicas que a constituem desafia-nos a pensar mais longe e a desbravar caminho para a construção de pontes na comunidade rumo a uma saúde mental acessível a todos.

 Junte-se a nós e participe nesta missão, pela sua saúde!

Anterior
Anterior
3 de junho

Assembleia Geral da FEPPSI - 3 Junho 2024