Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica

  • AP

  • 2008

  • Associação sem fins lucrativos

  • A AP propõe-se realizar a divulgação, a promoção, a investigação e a formação em Psicanálise e em Psicoterapia Psicanalítica através da formação, seminários, colóquios, congressos assim como a divulgação científica e técnica da Psicanálise.

  • A psicanálise é a análise do funcionamento psíquico para evidenciar os seus elementos constitutivos e processos operativos, investigando a interação dos processos conscientes e inconscientes. Trata-se de uma técnica desenvolvida a partir da obra seminal de Freud, e que se expande na relação interdisciplinar com outros saberes, que vão da arte e antropologia à física quântica e neurociência, e aprofunda-se pela microanálise das relações precoces e pelo estudo sistemático do processo de mudança no desenrolar da psicoterapia.

    Hoje em dia, pode definir-se a psicanálise enquanto método de tratamento e autoconhecimento. No entanto, as características específicas da função analisante viabilizam que o indivíduo possa dar continuidade a esse trabalho, em autoanálise, depois de terminado o tratamento.

    A teoria geral da psicanálise tem vindo a evoluir gradualmente, introduzindo modificações e alterações progressivas conforme se realizam e organizam novas observações, novas teorias e novos modelos, que se vão ajustando ao desenvolvimento do conhecimento e às atualizações necessárias para responder à evolução sociocultural que a contemporaneidade impõe.

    A partir deste modelo teórico desenvolveram-se dois formatos psicoterapêuticos, com algumas diferenças de ordem técnica: a psicanálise propriamente dita, com recurso ao divã que impede o contacto visual entre psicanalista e analisando durante a sessão, facilitando uma investigação mais profunda da vida mental do analisando e a psicoterapia psicanalítica, desenvolvida face a face, com contacto visual entre os dois participantes.

    • Perfil de Clientes/Pacientes: Adultos, jovens, crianças, casais e famílias

    • Tipo de Intervenção: Individual

    • Designação da formação ministrada em Psicoterapia: Formação em Psicanálise e formação em Psicoterapia Psicanalítica

    • Regime: Misto

    • Nº horas: 8 semestres de formação; 455 horas teóricas

    • Nº horas de Supervisão: É obrigatória a validação de duas supervisões com o mínimo de 75h cada. A Supervisão só pode ser validade por um psicanalista ou psicoterapeuta titular da AP (consoante o ramo de formação).

    • Nº horas de Processo Psicoterapêutico pessoal: Processo psicanalítico pessoal realizado ou a decorrer, com um mínimo de três anos na data da candidatura;

    • Pré-requisitos de candidatura á formação em Psicoterapia:
      A formação em psicanálise e em psicoterapia psicanalítica é dirigida profissionais graduados com mestrado (ou licenciatura pré-Bolonha), preferencialmente na área da saúde, sem excluir profissionais graduados noutras áreas do conhecimento humano, ficando ao critério da Comissão de Ensino a deliberação final de acordo com todos os elementos recolhidos, com o maior peso nas entrevistas. Os candidatos à formação deverão solicitar a sua adesão ao Presidente da Comissão de Ensino preenchendo a ficha de inscrição e fazendo-a acompanhar de curriculum vitae relevante do ponto de vista clínico bem como texto de motivação. As candidaturas aprovadas serão seguidas de entrevistas por dois ou 3 psicanalistas didatas para completar o processo de candidatura à formação, que será depois analisado pela Comissão de Ensino que deliberará de acordo com aquela análise.

    • Formação reconhecida ou certificada por alguma entidade nacional ou internacional? Qual?
      International Federation of Psychoanalytic Societies – IFPS

    • Habilitação conferida ao formando/a após a conclusão desta formação:
      Psicanalista Aderente ou Psicoterapeuta Psicanalítico Aderente (consoante o ramo de formação)

    • Origem
      A Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP) foi fundada em 18 de Abril de 2008 por um grupo de cinco psicanalistas e psicoterapeutas, correspondendo à preocupação e ao desejo dos muitos profissionais e investigadores que vinham refletindo sobre a evolução da psicanálise. A AP tem como objetivo principal a defesa da psicanálise enquanto ciência, teoria e prática.

    • Inspirado em:
      A AP pretende promover o ensino da Psicanálise como uma teoria geral da mente, um modelo científico e uma técnica psicoterapêutica, baseados nas descobertas de Freud e nas suas teorias. A psicanálise de hoje é e não é a mesma que Freud iniciou, mas sem a mesma coragem na investigação científica e clínica do seu fundador, a Psicanálise ontem, como hoje, não é possível.

      A AP quer preparar e formar profissionais na área da Psicanálise e da Psicoterapia Psicanalítica e disponibilizar tratamento terapêutico à comunidade e para isso promove a investigação de variadas escolas e autores contemporâneos da Psicanálise, estimulando a reflexão e o pensamento próprio de cada formando no encontro do que, de acordo com as suas experiências clínicas e caminhos percorridos, lhe faça mais sentido.

      A AP pretende colaborar com organizações nacionais e internacionais na promoção da Psicanálise (e da profissão de psicanalista e de psicoterapeuta psicanalítico).

      É convicção da AP que a psicanálise é um importante instrumento na promoção da saúde mental, mas, igualmente, fundamental na intervenção ativa no exercício da cidadania, na cultura e na vida pública do nosso país, comprometendo-se, por isso, a manter a vitalidade do pensamento psicanalítico e da sua prática no mundo contemporâneo.

  • AP está federada na International Federation of Psychoanalytic Societies – IFPS e na International Federation of Psychoanalytic Education

  • Telemóvel: 913 906 073

    Email: ap.psicanalise@gmail.com

    Siteapppp.pt

    Instagramap.psicanalise

    Facebookappsicanaline

Anterior
Anterior

Associação Portuguesa de Análise Bioenergética

Próximo
Próximo

Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling