Associação Portuguesa de Psicoterapia Corporal

 

“A nossa experiência corporal é a nossa melhor fonte de segurança, autoconfiança e sabedoria. A Psicoterapia Corporal pode resgatar o equilíbrio entre os nossos aspetos somáticos e psíquicos.”

— Nick Totton

 
  • APPC

  • 2013

  • Associação privada sem fins lucrativos

  • Contribuir para o estudo, divulgação e desenvolvimento da teoria e prática da Psicoterapia Corporal, bem como promover e implementar a prática da mesma na comunidade em geral através de formações breves, eventos e iniciativas que possam ir ao encontro da missão definida.

  • A Psicoterapia Corporal, também conhecida por Psicoterapia Somática, está solidamente fundamentada na teoria e na prática. As técnicas de psicoterapia corporal levam em conta a complexidade das interações entre a mente e o corpo, numa concetualização holística do ser humano.

    As assunções básicas da psicoterapia corporal – o ego é corporal e o corpo revela o nosso inconsciente – estão alicerçadas nos ensinamentos de Sigmund Freud e Wilhelm Reich, ao identificar padrões de personalidade e estruturas de carácter que se refletem em padrões musculares e articulares. Assim, as intervenções psicoterapêuticas são desenvolvidas tendo por base o princípio de que há uma unidade funcional entre a fisiologia e a psique.

    Este paradigma psicoterapêutico assenta no conhecimento desenvolvido nas ciências naturais, tais como na área da biologia, da neurofisiologia, da imunologia, de estudos perinatais, entre outros. Com efeito, existem estudos que demonstram que o nosso equilíbrio hormonal e bioquímico é regulado por emoções através do sistema psiconeuroimunológico, os quais são de extrema relevância para conceber estratégias psicoterapêuticas. Os resultados positivos da psicoterapia corporal reforçam a crença de que a saúde psíquica e emocional é determinante na saúde global dos indivíduos.

    Trabalhamos a história da pessoa acedendo à sabedoria do corpo. Através de propostas terapêuticas que aperfeiçoam a consciência corporal e o conceito de que o corpo guarda informação de momentos positivos e negativos, o terapeuta vai levando a pessoa a libertar-se de crenças limitadoras e a testar novas formas de reagir aos desafios, primeiro no ambiente seguro e controlado do consultório e pouco a pouco, no dia a dia.

    A Psicoterapia Corporal engloba vários modelos psicoterapêuticos, como a Biossíntese, a Análise Bioenergética e a Psicoterapia Biodinâmica, entre outros, com expressão em Portugal. Todos eles usam o corpo como parte integrante do processo psicoterapêutico enquanto reflexo dos nossos processos inconscientes, ainda que cada um tenha uma dinâmica própria na sua abordagem em consultório.

  • Cada Sociedade ou Associação de formação de Psicoterapia Corporal apresenta a sua estrutura específica, obedecendo a critérios nacionais e internacionais de reconhecimento da mesma, como as Ordens dos Enfermeiros e dos Psicólogos Portugueses (OPP) e as Associações Europeias de Psicoterapia (EAP) e de Psicoterapia Corporal (EABP).

    A APPC, enquanto Associação de Escolas de Psicoterapia Corporal e não de um modelo específico, divulga as iniciativas dos seus associados, bem como iniciativas próprias em formatos variados, tais como: congressos, workshops, palestras, apresentações, formações breves e um podcast.

    A participação nestas ações de formação é aberta a um público geral, algumas com maior incisão para os profissionais e estudantes da área.

    O processo de adesão à APPC é feito através de um processo de candidatura (link formulário) e a categoria de sócio depende do perfil do candidato:

    • associados efetivos (profissionais na área);

    • associados estudantes (da área ou não)

    • associados organizacionais (entidades regulamentadas)

    • associados singulares (profissionais de outras áreas ou áreas afins)

    De salientar que podem fazer parte da APPC entidades coletivas e pessoas singulares de forma a que o espírito comunitário, a rede de suporte, a entreajuda e a promoção da saúde mental esteja mais diretamente ao alcance de toda a população.

  • A Associação de Psicoterapia Corporal nasce em 2013 na sequência de uma vontade de criar sinergias entre as várias Sociedades e Associações de Psicoterapia Corporal em Portugal. Os seus membros fundadores estão ligados às escola da Biossíntese, fundada por David Boadella, da Análise Bioenergética, desenvolvida por Alexander Lowen, e da Psicoterapia Biodinâmica, criada por Gerda Boyesen.

    É uma associação sem fins lucrativos, cuja missão se debruça em contribuir para o estudo, divulgação e desenvolvimento da teoria e da prática da Psicoterapia Corporal a nível nacional e internacional, bem como em promover e implementar a prática da Psicoterapia Corporal na comunidade em geral.

    A APPC é membro da FEPPSI desde a sua constituição em 2016, para a qual dá o seu contributo não só no sentido da promoção e implementação da prática da psicoterapia junto da comunidade em geral, como também no reconhecimento da mesma enquanto profissão autónoma.

  • Telefone: 964 775 677

    Email: appcdirecao@gmail.com

    Site: www.appcorporal.pt

    LinkTree: appcorporal

Anterior
Anterior

Associação Portuguesa de Psicoterapia Centrada na Pessoa e Counselling

Próximo
Próximo

Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica