Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica

  • SPPC

  • 1989

  • Associação privada sem fins lucrativos

  • Contribuir para a formação qualificada dos psicólogos clínicos. Formação de Especialidade em Psicoterapia Psicodinâmica; Formação Permanente - workshops, sessões científicas, sessões clínicas. cursos breves.

  • -Designação do Modelo Psicoterapêutico: Psicodinâmico

    • Descrição breve do Modelo Psicoterapêutico:

    A psicoterapia psicodinâmica tem por base a teoria e a técnica psicanalíticas, tendo em consideração a significância e lugar do sintoma e a sua transformação. Fundamenta-se no pensamento freudiano e nos desenvolvimentos que lhe sucederam acerca do psiquismo humano, da organização da personalidade e modelo relacional. Esta abordagem psicoterapêutica integra teorias e reflexões de registo intra-psíquico, que atendem à organização, funcionamento e desenvolvimento de cada sujeito, e os registos interpessoais, considerando os ambientes/contextos de vida e suas dinâmicas.

    A psicoterapia psicodinâmica é uma psicoterapia face-a-face, que visa lidar com o sofrimento psíquico e as suas manifestações, através da reelaboração da narrativa histórica onde se diferenciam os processos identificatórios e de relação de objeto.

    O fundamento ético pressupõe permitir ao sujeito/paciente o acesso a um discurso próprio no quadro de uma relação terapêutica intersubjectiva onde se permite o manejo dos aspectos transferênciais.

    Geralmente é uma psicoterapia com intensidade alta, sendo a duração, regularidade e frequência das sessões definidas em função da avaliação.

    O processo psicoterapêutico compreende o reconhecimento do que não é consciente, ampliando a capacidade de pensar, significar e reconhecer as emoções. Visa a transformação, através da construção do lugar para um sofrimento psíquico tolerado, não destrutivo, e para o reposicionamento do eu e das suas funções.

    Neste quadro, a (re)significação de conteúdos e acontecimentos, a tomada de consciência de desejos, de fantasias e de aspetos nodais dos conflitos, o desenvolvimento de novos sentidos e interpretações para o que se sente e pensa da realidade, interna e externa, são algumas das dimensões relevantes a trabalhar no espaço terapêutico.

    -Perfil de Clientes/Pacientes: Crianças, Jovens, Adultos

    - Tipo de Intervenção: Individual

    • Designação da formação ministrada em Psicoterapia: Formação de Especialidade em Psicoterapia Psicodinâmica

    • Regime: Presencial

    • Nº horas: total de 466 horas teórico-práticas,das quais 366 horas de formação em seminários e 100 horas da escolha do Formando, distribuídas por unidades optativas de formação e por créditos livres reconhecidos pela Direção da Formação.

    • Nº horas de Processo Psicoterapêutico pessoal: Processo Psicoterapêutico de Longa Duração

    • Nº horas de Supervisão: 200 horas

    • Pré-requisitos de candidatura à formação em Psicoterapia:
      Mestrado em Psicologia; Entrevista de candidatura

    • Formação reconhecida ou certificada por alguma entidade nacional ou internacional? Qual?
      pela OPP para a Especialidade Avançada em Psicoterapia

    • Habilitação conferida ao formando/a após a conclusão desta formação:
      ao formando/a após a conclusão desta formação: Especialista em Psicoterapia

    • Origem
      A SPPC nasceu da dinâmica criada por um grupo de psicólogos reunidos por iniciativa da área clínica da Faculdade de Psicologia de Lisboa, de que era coordenadora a Profª Maria Rita Mendes Leal, em 1985. Essa dinâmica desenvolveu-se e deu lugar ao Núcleo de Psicologia Clínica que agregou outros psicólogos, promovendo reuniões de reflexão e eventos científicos. Em 1988 decidiram fundar a Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, que foi formalizada em Janeiro de 1989. Tem pois uma história de 39 anos, 35 dos quais já formalizada como Sociedade - associação científica sem fins lucrativos

    • Inspirado em:
      A psicoterapia psicodinâmica tem por base a teoria e a técnica psicanalíticas, fundamentando-se no pensamento Freudiano e nos desenvolvimentos teóricos posteriores da psicanálise e das teorias psicológicas dinâmicas, até à atualidade.

      Em 1991 teve início o 1º curso de Formação em Psicoterapia Psicodinâmica, em Lisboa, passando a abrir todos os anos . Em 2006 abre o Curso no Porto, que inicia a cada dois anos. Todos os anos são realizados cursos breves, sessões científicas e clínicas, workshops e outros eventos científicos.

  • Telemóvel: 934 009 071

    Email: geral.sppc@gmail.com

    Sitehttps://sppc.pt/

    Instagramsocportuguesapsicologiaclinica

    FacebookSociedade Portuguesa de Psicologia Clínica

Anterior
Anterior

Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia de Grupo

Próximo
Próximo

Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial